quarta-feira, 11 de abril de 2012

Existe vida em outros planetas?


“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1).

Existe uma busca incansável da ciência em descobrir se há vida inteligente em outros planetas, entendendo-se sobre “vida inteligente” não apenas o fato do planeta poder subsistir por si próprio com todas as reações naturais que independente do ambiente existe, mas, se existe seres dotados de uma inteligência semelhante a do homem.
Muitas pessoas que são adeptas do ufologismo (é o estudo de relatos, registros visuais, evidências físicas e demais fenômenos relacionados aos objetos voadores não identificados, ou O.V.N.I.) creem que existem e a algumas até assumem já ter tido contato com um ser extraterrestre. Também, existem algumas religiões que também mantêm este discurso, porém, diferentemente dos “ufanistas”, descrevem que tais planetas foram também criados por Deus, entretanto, não caíram no pecado como o nosso, sendo assim, planetas que ainda permanece no jardim da graça de Deus (“um Éden”).
O texto bíblico que dá base a esta ideia se encontra no livro de Jó, onde descreve:
“Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: De onde vens? Respondeu Satanás ao Senhor: De rodear a terra, e passear por ela” (Jó 1:6-7).

Também, no mesmo livro, apresenta-se outro texto:
“Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” (Jó 38:6-7).

Veja, o foco para a explicação de que existem outros mundos (sem pecado) se resumem nos aspectos:
1-      Satanás foi para o céu com os filhos de Deus.
2-      Os filhos de Deus (seres perfeitos) foram apresentar-se ao Senhor nos céus.

Se analisarmos o texto de maneira sincera, veremos que não é isto que diz em nenhum momento, pois não se refere a local.
Primeiramente devemos compreender quem são os filhos de Deus.
“Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de rodas as que escolheram” (Gênesis 6:2).
Se pensar que filhos de Deus são “seres” de planetas que não conheceram o pecado, esta “teologia” acabaria aqui, pois, sendo seres sem pecados, não deveriam misturar-se com seres caídos (filhas dos homens), pois da mesma maneira Deus orientou o povo de Israel para que desta maneira, não viessem a adorar outros deuses e estes viessem a ser por laço (Êxodo 34:12) e caso se unissem, o pecado teria entrado neste “mundo ideal”.
Então quem são os filhos de Deus?
Desde o princípio, nem todos tem sido fiéis adoradores do Deus Criador, Adão e Eva não tiveram apenas três filhos (Caim, Abel e Set), entre diversos outros personagens que a Bíblia não descreve. Veja que no princípio e em muitos casos, ela descreve apenas fatos dos filhos de Deus, ou seja, aqueles que eram adoradores fiéis do Senhor ou de situações dos quais eles estão inclusos, no caso Abraão , Daniel, Elias, Gideão, entre outros. Mas as Escrituras dizem isto?
“Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9).
Entretanto, caso ainda reste alguma dúvida sobre esta questão, o discípulo mais próximo de Jesus descreve: “Mas a todos os que O receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13).
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

Estes são os filhos de Deus! Aqueles que têm a Jeová como o Senhor de sua vida.
Além disto, poderíamos fazer a seguinte análise:
“Certo dia os filhos de Deus”: aqueles que creem em Seu nome (João 1:12-13).

“vieram apresentar-se perante o Senhor”: Ação comum entre os descendentes de Adão (Deuteronômio 16:16, 19:17, 31:11, Miquéias 6:6).

“e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: De onde vens? Respondeu Satanás ao Senhor: De rodear a terra, e passear por ela”: A resposta de Satanás não expressa que o mesmo estava em um local e agora está em outro, apenas descreve a ação que o mesmo praticava. O pai chega em casa e procura seus filhos, não os encontra, então, quando o pai volta para o primeiro local da casa os vê e pergunta: Onde estavam? Eles respondem: Brincando em casa. Estariam estes em outro lugar ou apenas descreveram a ação que estavam fazendo no local? Um exemplo disto também pode ser visto no diálogo entre Deus e Adão após o pecado (Gênesis 3:9).
Mas então como explicar o texto de Jó 38, onde diz que quando Deus assentou a pedra de esquina os filhos de Deus rejubilavam? Simples. O livro de Jó contém partes proféticas. O que isto quer dizer? Este trecho anuncia a vinda do Messias. Deus estava revelando a Jó o plano da redenção por meio do Seu Ungido. Compare a profecia e o cumprimento.

“Quem assentou a sua pedra de esquina” – Jesus: “Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa, e quem nela crer não será confundido” (1 Pedro 2:6) (Isaias 28:16). “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Salmo 118:22). “Sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular” (Efésios 2:20).

“Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam” – Os anjos: “No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2:13-14).

“E todos os filhos de Deus jubilavam?” – Os homens: “Vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhe fora dito. Todos os que ouviram maravilharam-se do que os pastores lhes diziam” (Lucas 2:17-18).

Mesmo se alguém desejar afirmar que o texto apresenta caráter literal da Criação, ou seja, Deus está utilizando linguagem denotativa, não aparentaria o caráter de outros planetas, sendo que o termo “estrelas da alva” é semelhantemente utilizado para descrever a Lúcifer antes da queda (Isaías 14:12) e sabendo que os filhos de Deus são aqueles que creem, pode-se compreender que seriam outras classes de anjos, sendo que no relato da Criação, faz-se distinção entre dois eventos: a criação dos céus e da terra (Gênesis 1:1). Entendendo que os céus é o local onde a bíblia determina como o trono de Deus (“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” - Isaías 66:1), haveriam apenas seres celestiais e também não haveriam nenhum planeta para os mesmos, sendo que o firmamento é criado apenas no 4º dia da criação (Gênesis 1:14-19).

Meus irmãos não vos deixem confundir com fábulas. Satanás busca através disto criar brechas para que possa agir em sua vida. Tenha a Cristo como estandarte, pois Ele é o nosso Escudo e nossa Fortaleza!

33 comentários:

  1. Eu creio que há muitos seres viventes, muitos Céus, uma variedade incontável como as estrelas dos Céus pois a Bíblia fala disso. Se dermos uma olhada na criação de Deus aqui na terra vemos que Deus não é limitado, ele faz variedade em quantidades incalculáveis, muitas distintas classes de coisas, cores, formas, delicadas, fortes, grandes, pequenas, visíveis e invisíveis ...
    "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" Romanos 1:20

    A bíblia fala de muitas classe de anjos, mais menciona outros seres que não são anjos, eles tem semelhança de homens, olha o texto abaixo, recomendo a leitura completa do capítulo.
    "E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem."
    Ezequiel 1:5
    A Bíblia fala que há vida no Céu, e se não moram na terra são extra terrestres.
    E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
    Apocalipse 5:8

    Deus tem um exército de Anjos, eu acho que eles não ficam tudo paradinhos no Céu e neste dia o céu estava de festa, leia todo o capítulos de Apocalipse 5, na versão que uso fala animais, anjos e anciãos claramente, não é tudo anjo.
    E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
    Apocalipse 5:11
    A criação de Deus não se restringe a terra...
    E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
    Apocalipse 5:13

    Você não precisa ficar com medo dos extra terrestres, eles são bonzinhos, o pecado agora só esta limitado ao nosso planeta depois que Cristo morreu e Ele um dia voltara para transformar nosso Céu na cidade voadora a Nova Jerusalém.
    "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
    E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. "
    Apocalipse 21:1,1
    "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."
    1 Coríntios 2:9

    Um dia eu quero que Deus me leve para conhecer o primeiro Céu, vai ser maravilhoso, acho que vou precisar de 3 Eternidades para conhecer o segundo e o terceiro, nosso planeta que é tão pequeno nos meus 36 anos ainda não deu para conhecer 1% imagine 3 Céus.
    A Bíblia também fala que existe pelo-menos 3 Céus, legal você não acha? Não da para limitar a Deus, olha o que Paulo diz...
    "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
    E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
    Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."
    2 Coríntios 12:2-4
    "Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei"
    1 Reis 8:27

    ResponderExcluir
  2. A bíblia não fala de vários céus fala de apenas três (em um contexto) [2 Coríntios 12:1-4].
    Mas este “terceiro céu” não é um universo paralelo ou outra dimensão como você coloca, mas, no sentido da criação. Leia 2 corintios 12:4 que você verá o que ele diz como 3º céu.
    Pense no seguinte: (resumo) 1° céu: onde estão as aves; 2° céu: onde estão as estrelas; 3° céu: Trono de Deus.
    Realmente, a criação de Deus é formidável, incalculável, mas, falar sobre coisas que ela não dá real veracidade é engano, e confusão e tais coisas não provém de Deus, pois assim diz o Senhor: “Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20).
    “A Bíblia fala que há vida no Céu, e se não moram na terra são extra-terrestres” (então de certa maneira os ufólogos estão corretos quando dizem que viram seres extraterrestre? Viram eles anjos correto?)

    “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5:8).
    Em sua igreja tem ancião, presbítero, diácono ou pastor? São estes seres de outro planeta ou diferentes de ti? De fato que não! Este texto não trata de tipos de pessoas, mas de funções e ou cargos que exercem. Leia Ezequiel 1 e veja que os quatro animais são os seres viventes (querubins) citados outrora. Neste texto que você cita, não fala de criaturas celestiais, mas, das funções dos seres celestiais. Se você confunde animais (seres viventes), anciãos e anjos, precisa observar novamente os textos que falam das funções e do que é cada um. Perceberá que não é um tipo de ser, mas uma função que ele desempenha, como o líder de sua igreja, os anciãos, presbíteros, etc...

    “A criação de Deus não se restringe a terra”
    E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apocalipse 5:13)
    Me perdoe a correção, mas aqui, não está falando do céu paraíso, mas do céu terrestre, veja o contexto: “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há”.
    Lembra-se que para os anjos, a bíblia chama de seres celestiais, e aqui, João dá o contexto terrestre, céu, terra, embaixo da terra e no mar, ou seja, toda a criação de Deus.

    “Você não precisa ficar com medo dos extra terrestres, eles são bonzinhos”
    Sem comentários. A umbanda, candomblé e o espiritismo falam as mesmas coisas, além de outras ciências.

    “o pecado agora só esta limitado ao nosso planeta depois que Cristo morreu e Ele um dia voltara para transformar nosso Céu na cidade voadora a Nova Jerusalém”.
    Se você pensar, o pecado não está limitado ao nosso planeta, pois, Satanás pecou aqui ou no céu? (Apocalipse 12).

    "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido".
    (Apocalipse 21:1,1).
    Aqui está falando do céu terrestre ou do céu celestial? Veja, a maneira que você coloca fica confusa.
    Agora reflita no texto postado:
    “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (1 Reis 8:27).
    Lembre-se dos contextos e do que a bíblia fala sobre céus. Não neste termo genérico e hipotético.

    ResponderExcluir
  3. Leia o estudo:
    http://palavraestudada.blogspot.com.br/2012/04/existe-vida-em-outros-planetas_15.html

    ResponderExcluir
  4. Sobre os 3 Céus você pode fazer essa interpretação, mas lembre-se, é só uma interpretação pois a própria Bíblia fala que existe o Céu e o Céu dos Céus, veja:
    Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Neemias 9:6
    Agora tem um detalhe interessante neste texto que você pode perceber "e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora" tire suas conclusões.
    Outro texto interessante é esse: Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
    Isaías 40:26
    Você pode ver claramente que Deus tem um carinho especial por toda a criação, ele a conta, a conhece e chama pelo nome todo o seu exercito o adora.
    Agora olhe também que os adoradores de Jesus dobram seus joelhos nos Céus(plural) na terra e debaixo da terra(tenho certeza que essa referencia esta muito completa, pois fala que tem joelhos em todos Cosmos)
    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
    Filipenses 2:10-11

    ResponderExcluir
  5. Quando eu me refiro a seres viventes ou animais, não estou me referindo a função, isso é óbvio, mais a variedade, pois eles não são todos iguais, tem aspectos diferentes um dos outros. O texto usa, Rodas, olhos, Asas, Cara de Homem etc... Outra coisa interessante é que na nova Jerusalém tem um rio e uma árvore, não fala que tem mais coisas, mas se tem um rio e uma arvore pode ter muito mais coisas.
    E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
    No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
    Apocalipse 22:1-2

    ResponderExcluir
  6. "Me perdoe a correção, mas aqui, não está falando do céu paraíso"
    Acho que você nem leu o capitulo inteiro ou talvez leu e não percebeu que quando a Bíblia usa o termo "nos céus, e na terra, e debaixo da terra", é para que nada fique fora, inclui tudo, veja outros textos. Veja no mesmo capitulo versículo 3...
    E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. Apocalipse 5:3, Sabemos que a terra é redonda e o Céu rodeia a terra e que o Terceiro Céu rodeira o segundo, e o segundo o primeiro, é como uma esfera, assim é o Céu se você esta no Japão e eu no Brasil o Céu sempre esta encima, portanto é tão grande que não da nem para imaginar e é por isso que a Bíblia usa o termo, "no céu, e na terra, e debaixo da terra" para que nada fique fora. O texto fala que "ninguém" fazendo referência direta a pessoas... igual ao texto abaixo que se refere a adoração, nos sabemos que debaixo da terra não existem pessoas.

    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, Filipenses 2:10

    ResponderExcluir
  7. Sobre o que eu falei dos E.T. acho que ficou claro que eu me refiro aos anjos de Deus que muitas vezes apareceram e continuam aparecendo quando Deus assim deseja. Sei que Satanás tem o mesmo poder e tem feito desastres enganando as pessoas se fazendo passar por E.T. e enganando até os escolhidos, sei da sua preocupação referente a isso mas não é isso que estou pregando.
    E para os leitores a dica é a seguinte:
    Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
    Mateus 7:20.
    Pois se algum E.T. aparecer por ai provai os espíritos. Se Deus é por nós quem será contra nós?

    ResponderExcluir
  8. Neemias 9:6 confirma Paulo, referindo a 3° céu (tu fizeste o céu, o céu dos céus).
    Quando se refere a exército, não se refere a pessoas:
    “todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos”. (tudo que tem vida, inclusive animais). Logo, não necessita fazer uma exegese para compreender o texto que tudo o adora, pois assim mesmo disse o Senhor:
    “Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19:40)
    “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apocalipse 5:13)
    Queria saber quantas estrelas existia, correto? Deus a sabe, veja o texto que você postou:
    “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará” (Isaías 40:26).
    De fato, Deus ama tudo o que fez, pois a Bíblia diz: “Viu que era bom”, mas, veja que todo o exército dos céus fora criado, na semana da criação da terra.
    Agora me perdoe a correção, mas, se toda a criação adora a Deus, lhe não fala de “vida no cosmos”. Lembra o conceito de céus? De fato, os anjos do céu se inclinam ao Senhor dos Exércitos.
    “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10-11).
    Agora em relação ao texto dos querubins, me pergunto, porque quando Deus mandou construir a arca da aliança, com dois querubins, se esqueceu de colocar todos os detalhes, dos vários olhos, várias asas, cara de animais, etc.?
    De fato, a nova terra, que descerá do céu adornada como uma noiva será formidável, porém, a respeito dela existe uma profecia: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9). Por isso, não seria eu tolo, para ficar inventando fábulas.

    ResponderExcluir
  9. Acho que você não leu direito o texto de Neemias 9:6 que fala claramente que os guarda com vida a todos.

    Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Neemias 9:6

    E sobre a adoração é uma coisa muito especial, tem que haver consciência, pois se deixou isso escrito foi por alguma razão, mas eu deixo como uma questão de pessoal ao leitor e analise e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elbio, o texto original de Neemias 9:6, diz:
      "we’attāh meḥayyeh ’eṯ-kullām": "Tu deste vida a todos".
      Saiba que é isto que diz Neemias, ou seja, fora do contexto que você está dizendo.
      (NVI)"Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram".
      Esta versão está mais fiel ao original.

      Ou seja, não tem seres de outros planetas, e segundo o ensino bíblico, Deus é o provedor da vida, dos seres celestiais e dos seres humanos.

      Excluir
  10. A base do seu artigo é o texto de Lucas (Lucas 2:13-14) que não precisa nem interpretar para vê que os que louvavam no nascimento de Jesus foram anjos e uma multidão dos exércitos celestiais, em Jó 38:6-7 também fala de dois grupos as estrelas da alva(anjos?) e os filhos de Deus(?????????). Não quero dizer com isso que todas as vezes que aparece filho de Deus na Bíblia são anjos, mas só quero colocar que a questão é pessoal e não é de Salvação.

    Amigos leitores, ignore minhas palavras, vá direto a fonte e beba água limpa, abaixo estão os textos.

    "Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:6-7)

    "Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: De onde vens? Respondeu Satanás ao Senhor: De rodear a terra, e passear por ela" (Jó 1:6-7).

    "Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:6-7).

    Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Neemias 9:6

    "No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem" (Lucas 2:13-14).

    Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
    Isaías 40:26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procurar na bíblia, todas as referências a filhos de Deus são para os homens, para os seres celestiais são filhos da alva e existe uma explicação para isto. Os seres celestiais são a primeira luz da criação de Deus (filhos da alva), mas o mesmo é apenas exegese. Desconheço qualquer texto das Escrituras que atribuem o termo filhos de Deus para seres celestiais.

      O texto de Jó (1 e 38), tem o estudo dele no artigo.
      Neemias 9, tem uma análise do hebraico, logo acima.
      O texto de Lucas é a confirmação do texto de Jó.

      E mantenho o texto de Isaías, mostrando que Deus sabe o tamanho do universo (sendo os planetas dele criado no 4° dia da criação).
      "Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará" (Isaías 40:26)

      Excluir
  11. Coloco essa informação para que os leitores interessados no tema tenham conteúdo para suas pesquisas.

    Encontrei muita informação sobre o tema neste link: http://bible.cc/job/1-6.htm

    Este outro link é o da tradução:
    http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fbible.cc%2Fjob%2F1-6.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elbio,
      analisando as informações contidas, notei que quase todos concordam que tal fato foi referente a um dia de juízo.
      Na bíblia, o possível dia de juízo para os anjos (pensando primeiramente neste caso) se daria segundo o livro de Daniel:
      "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado" (Daniel 8:14).
      Logo, você teria que dizer que Satanás foi expulso do céu muito tempo após a morte de Jesus, porque ele ainda teria acesso ao céu.
      De fato, apenas essa análise do ponto de vista de alguns comentaristas já refutam tal possibilidade de ser algo no céu.
      A palavra filhos de Deus, de acordo com os próprios comentaristas, não aparece nenhuma vez designada para anjos, a não ser, se for interpretado como o mesmo, em contrapartida, nos contexto que aparecem tal palavra, exposto pelos próprios comentaristas, não aparece como anjos.
      Em outra contradição de seus comentários, nota-se que, se eles foram se apresentar perante a Deus, como ficaria o caso que eles expõe que os anjos de Deus estão sempre na presença do Senhor, conforme Mateus 18:10?
      A exposição de Gill é semelhante aos pontos que apresento aqui! Ainda ele diz que este fato pode ter acontecido após o evento relatado em Genesis 4:26.
      Em relação ao texto de Daniel, sabe-se que Nabucodonosor pode estar fazendo referência ao aspecto dos quatro homens serem parecidos, pois ele mesmo afirma, vejo quatro homens, logo o quarto, que ele não conhece, seria semelhante aos demais (filhos de Deus).
      São boas análises que os escritores fazem. Algumas sem sentido nenhuma, apenas opinião (nenhum texto da bíblia com referência concreta).

      Excluir
    2. Amigo Felipe,
      a intenção de eu ter postado esse comentário não foi para defender esta ou aquela interpretação e sim para que nossos amigos leitores tenham conteúdo sobre o tema e vejam que é um assunto que não tem um ponto final. Sei que você como eu gostamos de assuntos polêmicos. Você mesmo usa o termo "pode ter acontecido" ou "pode estar fazendo referência". Se você lê o capítulo 37, 38 e 39 de Jó apresenta claramente o tema TERRA e coloca os louvores a Deus pela criação da terra em Jó 38:7. No livro de Jó o tema Terra é muito importante, aparece 90 vezes e muitas vezes em forma de pergunta...

      "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência." Jó 38:4

      Esta passagem coloca um ponto no tempo, demarca uma ocasião específica no surgimento da terra, "quando eu fundava a terra" e no mesmo contexto é que fala: "Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?". Note o termo TODOS os filhos de Deus.

      Excluir
    3. Olá Elbio, vou colocar como você sugere. Fundação da terra.

      "Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:6-7).

      As bases da terra foram feitas até o 3° dia da criação, do 4° em diante é adorno celeste e criaturas. Então quando Deus fez a terra ele já tinha feito estrelas? Mas estrelas são feitas no 4° dia da criação, não é?
      Veja. Você se precipita em colocar como feito literal. É um texto profético. Ou, o escritor de Jó não conhecia o relato da criação.

      Excluir
    4. Eu não sei se o livro de Jó seja um livro profético, e o texto de Jó não esta mencionado a cronologia da criação, simplesmente menciona que Deus fez.

      Repare que o texto não diz que fez todas as estrelas.

      E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. Gênesis 1:16

      E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
      Isaías 14:13

      Eu não afirmo nada é só uma opinião, mas acho que as estrelas mencionadas no texto anterior já existiam antes da criação da terra e as estrelas que Deus menciona no quarto dia são as da nossa galaxia. O Céu é infinito e Deus criou ele no princípio agora se Deus criou o Céu vazio então não criou nada?

      Excluir
  12. No biblos você pode consultar o estudo morfológico e sintático do texto de Neemias, além de ver outras referências com cada palavra.

    http://biblos.com/nehemiah/9-6.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o texto no original abre um leque para várias interpretações e é por isso que existem tantas versões de traduções da Bíblia.

      Excluir
    2. Por isto temos que analisar cuidadosamente.

      Excluir
    3. Veja. Não estou condenando. Mas, pela a bíblia, é muito claro o fato de que não há vida em outros planetas (vida a criação). Falar disto é tão claro como falar que Jesus teve irmãos. Muitos podem trazer interpretações fabulosas, mas, dentro do contexto do ensinamento bíblico essas expeculações não passam de fábulas.

      Excluir
    4. Não esta tão claro para mi, como também para muitas outras pessoas, e por esta razão não aceito sua interpretação como definitiva e condenativa como foi mencionado em algum post anterior e também não prego a respeito deste tema pois não é de salvação. Minha opinião sobre o tema é só o que eu acho por que creio que se Deus em 6 dias fez tudo isso e no sétimo descansou, e se fez tudo em 6 dias por que não fazer mais? e se ele fez esse mundo em 6 dias quantos dias você acha que ele precisaria para fazer outro?

      Excluir
    5. Olá,
      O mesmo sol que derrete a cera, endurece o barro.
      A bíblia é clara, veja o poste abaixo sobre a Gênese.
      Tenha plena convicção na bíblia que essa criação que vemos está parcialmente encerrada, ("Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus" (Gênesis 2:4)), mas ainda virão novos céus e nova terra, esta é a promessa.
      Deus pode criar tudo através da palavra, mas este papo de que criou, mesmo não sendo parte para a salvação, leva o pensamento para um espiritualismo, e isto sim, influencia e muito.
      Portanto, defendo a bíblia e não as fábulas que as igrejas contam em seus dogmas. "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4:1).
      Meu Deus (Emanuel) não é este que cria fábulas espiritualistas.
      Leia este post, você vai se identificar.

      http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html

      Excluir
  13. Pessoal, não se precipite em aceitar essa ou aquela interpretação, o Felipe fala com tanta convicção que parece que se você tem uma opinião diferente estas perdido sendo que esse tema não é de salvação. Deus fala claramente que: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9. Agora analise comigo e tire suas próprias conclusões não se deixe influenciar por ninguém temos que ser guiados exclusivamente pelo Espirito Santo e tudo o que não provém da fé é pecado. Romanos 14:23.

    A questão esta no capítulo 38 de Jó onde é comentado que não faz referência a criação da terra e todo o contexto gira ao redor do tema terra e não do nascimento de Jesus como é colocado. Veja os versículos de Jó 38 :


    Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
    Jó 38:4

    Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
    Jó 38:5

    Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
    Jó 38:6

    e no versículo 38:7 fala de dois grupos, Estrelas da Alva e Filhos de Deus e usa dois termos JUNTOS e TODOS e coloca isso na criação do mundo. Se você pensar no nascimento de Jesus só tinha no máximo 10 pessoas e alguns animais e todos os anjos. Veja o texto.

    Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
    Jó 38:7

    Ainda tem outros textos depois do versículo 7 que confirma o momento:

    Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre;
    Jó 38:8

    Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa?
    Jó 38:9

    Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
    E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?
    Jó 38:10-11

    Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?
    Jó 38:16

    Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto.
    Jó 38:18

    Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?
    Jó 38:33

    Deus é muito mais além do que podemos imaginar, ele sempre existiu e sempre foi Criador, SEMPRE, ETERNAMENTE, ELE É... da para pensar em um ser que é CRIADOR, que fala e a vida aparece, eu fico até sem palavras.

    "as coisas ocultas são para Deus e as reveladas pertencem aos homens", Deuteronômio 29:29
    Na Bíblia não ha nenhum texto que se refira ao tema ou tente explicar essa questão, o tema central da Bíblia é a salvação e redenção do homem.

    Não quero dizer que meu amigo Felipe esteja errado em sua interpretação, mas é só mais uma ... como a minha. Vamos precisar de uma eternidade para conhecer um Deus Eterno, agente não entende 1% dos mistérios da terra imagina dos Céus?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Elbio, o mais importante é conhecer Jesus e amá-lo, como ao próximo. Entretanto, estas fábulas afastam o coração do homem ao de Deus, e abre brechas que Satanás crie ensinamentos que deturpem a verdade.

      Sobre o texto de Jó, desculpe-me, mas, você o utiliza fora do contexto. Como você mesmo disse, Deus é criador, e se este texto se refere a criação, tem coisas errada. Veja:

      "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina". (Jó 38:4-6).
      Três primeiros dias da criação, certo.

      "Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:7)
      Então aqui, Deus criou as estrelas (4° dia).

      "Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre". Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?" (Jó 38:8-11)
      "Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?" (Jó 38:16)

      (OPA!!! Divisão das águas foi depois do 4° dia?) Claro que Não! Erro de cronologia do escritor, certo?
      Por isto, vê-se que não é um texto literal. Engana-se ao observá-lo assim.

      Agora, se diz filhos de Deus e você acha que por ter poucas pessoas no nascimento de Jesus como testemunha é errado, bem, pelo que sei, 2 pessoas já são filhos e não filho. Ainda sim, na bíblia diz:
      "E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam". (Lucas 2:17-18).
      Divulgar significa falar para as pessoas, certo? Logo, sabemos que muitos filhos de Deus se alegraram!

      Excluir
    2. A intenção do texto não é narrar como foi feito a criação e sim mostrar a Jó que ele não estava lá quando foi feito, mas as Estrelas e os Filhos de Deus estavam lá.

      Acho que você não leu direito o texto a Bíblia fala que TODOS os filhos de Deus jubilavam. Todos não pode ser dois.

      Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?

      Acreditar que Deus é criador não é uma fábula, é real, acho que em nenhum momento eu mencionei alguma fábula e também não estou defendendo uma posição, só não aceito que você coloque sua interpretação sobre esse tema como um ponto final sendo que a Bíblia não se dedica a explicar todos os mistérios de Deus.

      Excluir
    3. De fato levaria 6 dias.
      Mas é muito claro que Deus no 4° dia criou os planetas na expansão do universo.
      "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus" (Gênesis 1:14).
      Eu seja, o planeta que você alega ter vida, foi feito na semana da criação, para adornar a terra e os céus.
      Crer que Deus é criador é real, mas crer em fábulas de vidas em outros planetas, não é divino, é profano.
      Você me fez lembrar alguns conceitos espíritas, descrito no livro dos Espíritos e no evangelho segundo Allan Kardec.

      "antes da existência da Terra mundos sem conta haviam sucedido a mundos".
      "Deus povoou de seres vivos os mundos e pensar ao contrário será duvidar de Sua sabedoria [por que o Criador faria coisas (mundos) inúteis?"
      "a constituição física dos habitantes difere de mundo a mundo, embora a forma corpórea, em todos os mundos seja a mesma da do homem terrestre, com menor ou maior embelezamento e perfeição, segundo a condição moral dos habitantes"
      "mundos afastados do Sol têm outras fontes de luz e calor, adequados à constituição dos respectivos habitantes; muitos mundos têm fontes próprias, tais como a eletricidade, com outros empregos, sem compreensão terrena".

      De fato, essa sua visão espiritualista não se adere a visão cristão que diz que:
      "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)
      Singularidade

      "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados" (Gênesis 2:1)
      Singularidade - Foi acabado!

      "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus" (Gênesis 2:4).
      Me perguntei onde entra os outros mundos nesta descrição!

      "E formou o SENHOR Deus o homem" (Gênesis 2:7).
      Porque Deus não aproveitou para criar os homens?
      (Visão de alguns monges que diz que Adão não foi um homem, mas, um povo).

      Seguir fábulas é uma escolha. Eu sigo a luz da bíblia!

      Excluir
    4. Haja Paz.
      Esse assunto novamente, confesso gostar bastante do assunto, mas a Verdade é única e tanto eu quanto qualquer um de nós expressa a mesma segundo a medida que nos foi dado.
      Li o artigo e está muito bom, até os comentários também pois acabam trazendo dois pontos de vista a respeito do assunto. E os dois não deixam de ter suas razões porem parei de ler os comentários quando entrou mais na questão de que cada um queria sua teoria aceita.
      O Autor do texto diz que não ha vida como aqui na terra - E de fato está correto, porque apesar de existir inúmeros e incontáveis planetas nenhum tem o ser humano como criatura vivente no mesmo. O homem é o maior ser depois de Deus, porque nenhum outro foi feito imagem e semelhança do Senhor, e em nenhum habita o Espirito de Deus que não seja no homem.
      Deus não contem em nenhuma casa, construção, ou criação feita por Ele mesmo, está escrito que a criatura não pode ser maior que o criador, e isso não levo apenas para a fita métrica claro, porém o que o universo não pode conter, uma galáxia também não, ou uma estrela de primeira grandeza também não comportam vive dentro de nós em Espirito Santo, porque somos templos do Senhor e Ele não habita em templos feitos por mãos de homens e Ele habita de fato em nós, porque se o tal não tem o Espirito de Deus o tal não é dEle. Os anjos são inferiores a nós, lá em Apocalipse quando João ajoelha aos pés de um, o mesmo diz que é conservo dele, e para não fazer tal coisa. Acredito que as formas de animais não são cargos descritos pelo Felipe, vejo mais como uma tipologia de algo que o Senhor quer nos passar, ou seja, uma linguagem para que nós entendamos como de fato é lá no céu, Jesus quando ressuscitou atravessou parede, ao mesmo tempo que começou peixe e o mesmo não desceu direto e caiu no chão, ou seja, ao mesmo tempo que Ele era espiritual, Ele também era palpável ja que Tomé tirou essa duvida por nós.
      Nenhum outro lugar da criação recebeu a importância como nós homens recebemos pelo Senhor que apesar de nosso planeta não ser nem 0,1% da nossa galáxia , quanto mais do nosso universo, o Senhor que é maior que tudo e todos, se fez Homem do nosso tamanho e se fez um pouco menor que os anjos na linguagem de Hebreus. Nada mais é a busca desenfreada pelo mundo quântico, sub-atomico que os cientistas estão buscando cada vez mais entender, porque apesar de um átomo ser menos 0,1% do nosso planeta, quando ele se rompe produz explosões catastróficas (leia bomba atômica) porque para se entender o Macro eles estão cada vez mais apelando para o Micro, e como o Reino de Deus está entre nós, é através de nós seres micros em uma criação grandiosa que serão explicadas as coisas Macros, Reino de Deus. Isso em resumo do resumo para conter aqui.
      ...

      Excluir
    5. Jesus disse: Ninguém subiu ao Céu, se não aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem que está no Céu. Esse pequeno versículo que apesar de ser Micro na Bíblia explica coisas Macros. Se nós somos noiva de Cristo, e ainda não ouve as bodas do Cordeiro que é onde a noiva virará um só com o Noivo, grande é este mistério diria Paulo e ele não dizia do homem com a mulher, e sim de Cristo e a Igreja, até porque no céu não se casa e nem se da em casamento como disse Jesus, mais é a linguagem usada para poder expressar algo que em verdade, em verdade mesmo não podemos entender como humanos pecadores (Dizem os cientistas que usamos 30% da nossa capacidade cerebral ) e ainda tudo que entendemos sobre Deus é por revelação: Bem aventurado és tu simão barjonas, porque quem TO revelou essas coisas não foi carne nem sangue mas o Pai que está nos céus. Ninguém tem capacidade de entender as coisas como realmente são, até porque tudo que entendemos está dentro de uma lei, lógica e etc, e o Senhor não está em nenhuma métrica.
      O que o Felipe escreveu atiça a mente de cada um, e que Jesus nele continue assim, alertando o povo de Deus acerca das riquezas insondáveis escondidas em Cristo.
      Se as coisas que o Senhor preparou são: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9). ou seja, ninguem ainda contemplou de forma total o Senhor, porque o Céu é o próprio Deus, entraremos nEle, e conheceremos como somos conhecidos de dentro para fora e não de fora para dentro como é.
      Muito bom assunto, eu teria muito a falar através de exemplos, passagens (Desculpa não colocar referencias de nenhum texto, eu sinceramente não gosto muito disso) porém assim como o Felipe queria apenas estimular mais a reflexão individual de cada um, conforme o que cada um tem a apresentar ao Senhor.
      Prosseguir Felipe, sempre em frente, como uma flexa vai rumo ao alvo.
      Jesus seja com o espirito de todos vós, amém.

      Excluir
    6. Amém, irmão.
      Que sejamos bereanos, seres pensantes, e que prossigamos em Cristo, nosso alvo.

      Excluir
  14. Felipe da uma olhada: www.lutandocomdeus.blogspot.com.br
    escrevo nesse blog, que não divulgo por não ter tempo de mante-lo, mais até mês que vem acredito está ativo com ele, mais contem uma série de textos, e audios de estudos meus e de irmãos que compartilham a Palavra do Senhor sentados numa árvore e num quiosque por não possuirmos local fixo para congregar (leia, igreja séria por perto)

    ResponderExcluir
  15. Muito legal Igor.
    Gostei muito dos assuntos.
    Dei uma olhada em alguns.
    Com mais tempo vou atentar nas outras postagens.
    Que o Senhor leva as palavras escritas para muitas gerações e que a luz da bíblia esteja cada vez mais nelas.
    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir