domingo, 15 de abril de 2012

Existe vida em outros planetas? Definições de 3° céu e anjos


“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade” (1 Timóteo 4:7)

Irmãos, estejamos atentos para as fábulas que surgirão em nossos tempos. Paulo nos alerta:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Timóteo 4:1-2).

Compreendendo que não existe outros seres em outros planetas, vejamos alguns outros pontos que a Bíblia nos apresenta.

Vários céus como local de habitação de outros seres?
A bíblia faz menção de três céus e não neste contexto de locais diferentes ou moradas.
a)      Onde as aves voam:
“As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares” (Salmos 8:8).
b)      O firmamento:
“Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Deuteronômio 4:19).
c)      O trono de Deus:
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaías 66:1).

Porém Paulo diz: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu” (2 Coríntios 12:2).
Seria este céu uma outra dimensão ou um outro planeta? Vamos perguntar a Paulo.
“E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar” (2 Coríntios 12:3-4).
Isto mostra a importância de não se ater a textos isolados, como também analisar o contexto das palavras céus e céus.

Os seres viventes são outras criaturas?
“E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem” (Ezequiel 1:5).
“Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins” (Ezequiel 10:20).

Cargo (função) ou aparência é a mesma coisa?
Algumas pessoas confundem estes com muita facilidade. É bem comum ouvir dizer que querubins e serafins não são anjos, mas, o que de fato é anjo?
A palavra hebraica para anjo é “mal’akaw” e no grego “angeloi” significam mensageiro.
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmos 91:11).
“Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos” (Mateus 13:49).
Logo, compreender a palavra anjo como estereótipo ou característica física é agir de maneira incoerente, pois Paulo diz: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).
E Também diz o Salmista: “Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo dos seres celestiais o fizeste, de glória e de honra o coroaste” (Salmos 8:4-5).

Isto, pois, para que saibam que quando a Bíblia diz:
“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5:8)
Não está se referindo a outros seres, mas a funções destes no Santuário de Deus. Sabendo que os animais são os seres viventes, como está em algumas traduções (querubins). Logo, pensemos: as igrejas tem anciãos, diáconos, presbíteros, pastores, entre outros líderes. Seriam estes seres estranhos com formas estranhas? Obviamente que não. São pessoas normais como eu e você, porém, desenvolvem uma função específica.


Assim, todas as criaturas que a Bíblia define como anjos, do mesmo modo a chama de seres celestiais, sendo que tais desempenham suas funções, segundo a vontade de Deus, não que sejam outros seres (extraterrestres), sendo que a bíblia faz menção de duas criações a semelhança do Altíssimo, os seres celestiais e os homens, além destas, é fábula.

8 comentários:

  1. Muito legal a suas interpretação, é muito fácil fazer interpretações e fugir do que esta escrito. Tenho visto muitas interpretações na internet e lamento que limites o poder de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Entendendo o contexto da palavra "interpretar", sabe-se que é: Tomar (alguma coisa) em determinado sentido, entretanto, vê-se que não é este o caso. De maneira alguma limito o poder de Deus, se ler sinceramente todos os posts, ao contrário, ao crer no poder do Deus criador, que com Sua palavra tudo criou, sei bem que quem sou eu para limitar o Deus que sirvo, outrora, realmente, é muito mais fácil criar fábulas que aceitar o que a Palavra que Deus revela.
    Realmente, muitos tem criados diversas doutrinas e ensinamentos, totalmente distorcidos da palavra de Deus, logo, digo, se erro, me mostre o erro, mas se digo bem, porque me negas.
    Sendo que tenho para mim as palavras: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1), não as palavras de outrem ou dogmas religiosos, mas o que a Bíblia ensina em sua "simplicidade", pois creio que "virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2 Timóteo 4:3-4).
    E é isso mesmo que Paulo exorta. As fábulas. Que acontecem em nossos tempos, sendo que as pessoas creem nas fábulas mas negam o Espírito de Deus, aquele que realmente convence o homem de seu erro, pois, o que anda na carne é segundo a carne, mas "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

    ResponderExcluir
  3. Para que vocês vejam que esta questão de Céu não é uma coisa fácil de entender, vou colocar algumas perguntas para que os leitores possam refletir:

    Os anjos são mensageiros, correto?
    E os anjos foram criados antes que os homens, correto?
    A bíblia fala que o número deles é de milhões de milhões, e milhares de milhares Apocalipse 5:11 (eu teria que pergunta para um matemático que número é esse).
    Qual o tamanho do Céu?
    Da para contar as estrelas e seus planetas?
    Para que tanto mensageiro com tantas estrelas e planetas sem habitantes?
    Porque você acha que o Céu é tão grande?
    Nós sabemos que Deus é criador e que ele é eterno, então só fez vida no Céu e na terra?
    A Bíblia realmente não fala que tem outros planetas habitados mas também não fala que não tem. Você é livre para aceitar ou não.
    O foco da Bíblia é a salvação da alma.

    ResponderExcluir
  4. "Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
    Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
    Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?"(Jó 38:1-5,33).
    Eis a diferença, a Bíblia responde suas perguntas:
    "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1).
    "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom" (Gênesis 1:14-18).
    Se crês que foi assim, como está escrito, tens suas respostas.
    Como disse Paulo, tudo foi criado para nós, por amor de nós, para ser testemunha: ""Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" (Romanos 1:20).
    A bíblia fala que não há outro planeta habitado, pois, descreve com amor a criação do universo, se crês no que está escrito.
    E de fato, o foco da bíblia é a salvação da alma, por isso, a estudamos, para não nos confundir com as fábulas que Satanás utiliza para desenvolver pensamentos impuros e de idolatria, tal como outros algores.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post e concordo com certas partes dele. Mais respeito muito a sua opinião e sei que fala com base. Mais vamos lá...
    Tudo que não é cachorro, papagaio, elefante, eu e você se torna extra-terrestre(não faz parte do contexto terreno, planeta terra)logo E.T existe, só não é nesse ponto de vista surtado que eles falam por ai, verdinho, do olho grande e pequenos, não! O que não nasceu na Bahia, Brasil, Américas ou qualquer outro lugar da terra é Extra-Terrestre.
    Anjos de fato quer dizer mensageiro. Eles queriam e muito pregar o Evangelho como está escrito, Mais o Senhor fez que o homem pregasse as boas novas, já que o homem é a imagem e semelhança de Deus.(Deus não julgou por usurpação ser igual a Deus, antes tomou forma de homem, negou-se a se mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz. Jesus é o Filho do Homem, Jesus Cristo Homem como está escrito) É o maior "cargo" depois de Deus é ser homem. Os anjos são conservos nossos, quando João em Apocalipse se ajoelhou para adora-lo ele claramente falou a João tais palavras. Eles não estão sujeitos a nossas limitações físicas na terra, gravidade, massa, peso, medida, inercia. Eles são apresentados de varias forma e hora está aqui ou não, podem "teleportar" (expressão que eu encontro para descrever" de um lugar para o outro), Eles estão ao nosso redor e nós não os vemos, estão invisíveis. Assim como a postestade está ao nosso derredor e também não a vemos o que vem a ser expresso pelo livro de Hebreus: Estamos cercado de uma TÃO GRANDE NUVEM de testemunhas.
    Os cientistas descobriram vida em abundância de algas no Polo norte em baixo das geleiras, eles descobriram que umas algas responsáveis por boa da fotossíntese do mundo estivessem vivendo em condições tão fora de contexto como aquela. Mais só é o Senhor se apresentando como Deus (Não vem ao caso, mais não ia perder essa ;D)
    Cientistas também sabem por teoria e conseguem provar não com experimento mais com física teórica que nossa realidade possui 8 dimensões mas nós só compreendemos 3 delas, o famoso 3D da moda, e também já sabem que assim como pensavam que só teria uma galaxia antigamente e hoje já sabem que existe mais de 100 bilhões delas por ai assim como já teorizam e começam a trabalhar na hipótese de multiversos além de Universos paralelos a criação é enorme e no meio disso tudo realmente da para crer que só aqui na terra é que tem vida ? O homem é a junção de 2 realidades, somos físicos como qualquer bicho da Terra e somos espirituais como qualquer anjo. Deus é Espirito e importa que seus adoradores o adorem em Espirito e em verdade, mas mesmo assim tomou a forma de homem para resgatar aqueles que haviam se perdido.
    Então para mim de fato existe vida fora do planeta, pode não ser como definimos vida porque não está nos nossos parâmetros de entendimento ou não se calcula com as nossas métricas como o buraco negro por exemplo, creio eu que seria muita pobreza de um Deus tão grandioso fazer apenas vida aqui nesse lugarzinho tão minusculo e ao mesmo tempo extremamente importante levando em consideração o tamanho imensurável do Universo que conhecemos.
    O blog está de parabéns, aos leitores leiam, aproveitem porque hoje abortar temos como este não é sempre que vemos e falar sobre o Evangelho de forma simples está cada vez mais complicado. Deus conserve as nossas mentes livres deste fermento chamado prospero e coloque em nossas bocas palavras para pregar o Evangelho da Cruz com ousadia. Porque não prego sabedorias de palavras para que a cruz de Cristo não se torne vão, mais prego a Cristo e a esse crucificado; Poder de Deus e Sabedoria de Deus como escrevera Paulo anteriormente.
    Deus continue sempre ao teu lado até a consumação dos tempos como Ele nos predisse, amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,
      Compreendo como você falou, e concordo com você, mas, o termo pejorativo E.T. nos arremete a outro contexto. Se formos pensar, anjos seriam “e.ts”, mas, prefiro utilizar a definição do qual a bíblia se refere: “seres celestiais”. Percebe a diferença?
      Não sei quanto você, mas acredito que vida, como homens e anjos só há na terra, pois, os próprios planetas foram criados após a terra, com um propósito e não ao contrário (Gênesis 1:14-19).
      Agradeço suas leituras e convido à participar cada vez mais!
      E que o Senhor Deus seja glorificado e exaltado acima de tudo! Amém.
      Paz do Senhor

      Excluir
    2. Benção Varão.
      E.T. com toda a certeza é pejorativo sim, ainda mais nesse mundo doido. Porém pode ser uma forma de pescar a atenção de alguém se bem usado claro.
      Concordo sim que vida como a nossa só aqui de fato.
      Mano o lugar dagente gastar tudo que podemos sobre Deus é aqui na Terra, então vamos aproveitar (Com temor e tremor) sobre as maravilhas do nosso Senhor e Mestre.
      Pela fé entendemos que os mundos foram criador Hebreus 11, e como é pela fé, acreditamos sem ver, sem conseguir provar, apenas com um quinhão forte dentro do peito que é de fato assim e o Cristo Eterno é Rei sobre tudo e todos.
      Paz seja contigo mano.
      Jesus abençoe a todos.

      Excluir